Passo 1: Acesse a aba ‘Campanhas’
No menu principal da Martz, clique na aba Campanhas e no botão nova campanha
Essa seção permite criar, editar e acompanhar suas automações.
Passo 2: Configurando os Parâmetros da Campanha
Preencha os Campos Gerais da Campanha:
Nome da Campanha: Escolha um nome descritivo para identificar a campanha facilmente. Exemplo: Campanha Pós-Venda - Novembro.
Data de Início: Insira a data a partir da qual os gatilhos serão lidos.
Por exemplo, em campanhas do tipo Pós-Venda, a data de início será usada para selecionar compras feitas a partir desse dia.
Data de Término: Insira a data final para a campanha.
Após essa data, novos clientes não serão adicionados à campanha, embora os já incluídos possam continuar recebendo mensagens até o término de suas ações.
Defina o Campo "Seus Clientes Podem Entrar na Campanha":
Escolha entre as opções:
Apenas uma vez: Cada cliente pode ativar o gatilho e participar da campanha apenas uma vez.
Infinitas vezes: Clientes podem ativar o gatilho e entrar na campanha sempre que cumprirem as condições, válido somente para campanhas do tipo Pós-Venda e Status do Pedido.Uma única vez: Cada cliente pode entrar na campanha apenas uma vez, mesmo que cumpra os critérios novamente.
Infinitas vezes: Clientes podem ativar o gatilho e participar sempre que cumprirem os critérios.
Importante:
Essa opção só se aplica a campanhas do tipo Pós-Venda ou Status do Pedido.
Uma quantidade máxima de vezes: Permite limitar o número de vezes que um cliente pode participar. Por exemplo, até 3 vezes.
Em um intervalo: Define um intervalo de horas para que o cliente possa participar novamente.
Configuração Opcional - Permitir Somente Clientes que Deram o Aceite para Comunicação:
Ative ou desative essa opção dependendo da necessidade de conformidade com leis de proteção de dados (como LGPD).
Ativado: Apenas clientes que consentiram receber comunicações poderão participar da campanha.
Desativado: Todos os clientes que atenderem aos critérios poderão ser incluídos.
Selecione o Tipo da Campanha:
Escolha o tipo de campanha que melhor se aplica ao objetivo da comunicação. As opções incluem:
Boas-Vindas: Para novos clientes que fizeram sua primeira compra
Saudades: Para clientes que não compraram há partir de X dias
Aniversariante do Mês: Se comunicar com clientes que fazem aniversário no mês ou x dias antes da data
Aniversariante do Dia: Comunicação no dia do aniversário do cliente
Status do Pedido: Para informar clientes sobre o andamento de seus pedidos
Pós-Venda: Para acompanhar clientes após a realização de compras
Resgate: Se comunicar com clientes
Comunicação: Se comunicar com grupos de clientes
Recuperação de Pedidos: Para incentivar a finalização de compras por meios de pagamento pendentes.
Carrinho Abandonado: Para lembrar clientes que deixaram itens no carrinho sem finalizar a compra.
Aniversário da Primeira Compra: Se comunicar com clientes que realizaram a primeira compra após um período
Comunicação com Assinantes: Se comunicar com clientes que se cadastraram em um pop-up
Recuperação de Bônus: Se comunicar e gerar uma nova tentativa de utilização de bônus expirados dos clientes
Avaliação: Se comunicar com clientes que responderam uma pesquisa
Após escolher, clique em Prosseguir
Passo 3: Como configurar os gatilhos da campanha
Na seção "Selecione o gatilho da campanha", o gatilho estará selecionado automaticamente conforme o tipo de campanha escolhida
Nesta seção: "Personalize o gatilho selecionado com os parâmetros abaixo"
Você terá opções para segmentar a entrada dos clientes na campanha, de acordo com o gatilho selecionado (Exceto campanha do tipo comunicação), por exemplo, em campanhas de status do pedido, terá parâmetros para limitar clientes por transportadora, por estado, etc.
Passo 4: Como configurar a aba Público
Nesta aba, você terá duas opções de segmentação:
Selecione os grupos de clientes para restringir o público da sua campanha
Enviar comunicação apenas a grupo(s) restrito(s) e criado(s) previamente.
Selecione os grupos de clientes que não podem entrar na sua campanha
Exclusão de grupo(s).
Passo 5: Como configurar o Bônus
Na aba Bônus, você pode configurar um cupom de bonificação aos clientes, variando entre um percentual fixo, um valor fixo ou uma porcentagem de desconto referente a compra anterior (cashback).
Passo 6: Vincular uma Pesquisa a campanha
Nesta página, após criar uma pesquisa, poderá vinculá-la a uma campanha e assim envia-la aos clientes de forma automática.
Passo 7: Configurando mensagens aos clientes
Na aba Ações, clique em "Adicionar ação"
Aqui, você irá configurar a comunicação que deseja ao seu cliente
Canal de comunicação
Selecione o canal que deseja enviar mensagem ao seu cliente.
Whatsapp, E-mail, SMS ou Bot (Nextags)
Tipo de mensagem
Disponibilizamos alguns modelos prontos para utilização e o recurso
para criação de mensagens através de inteligência artificial
Condição para disparo
Dia + condição, por exemplo dia 0 + a partir da entrada da campanha, significa que o cliente irá receber a mensagem no mesmo dia em que entrar na campanha
Mas atenção, toda condição de disparo a partir de dia 1, deve ser configurado as opções avançadas de envio, pois os disparos pelo sistema são iniciados ás 00 horas.
Modo de disparo
Semi-automático ou Automático
No modo semi-automático, nosso sistema vai adicionar todos os clientes que atingirem o gatilho e gerar as mensagens com os campos dinâmicos preenchidos mas não fará o disparo, é necessário uma ação humana
No modo automático, o sistema se encarregara de todo o funcionamento da campanha, desde a inclusão de clientes até ao envio da mensagem.
Opções avançadas de envio
Aqui, pode ser configurado o envio da mensagem ao cliente, quais dias da semana, janela de horário e quantas horas após sua criação, ela ainda pode ser enviada
Dias da semana, pode desabalitar os dias em que deseja que a mensagem não seja enviada, por exemplo, aos finais de semana
Janela de envio, nosso sistema tem como padrão o envio a partir da 00:00 até 23:59, para enviar mensagens apenas no horário comercial, é necessário fazer a alteração, por exemplo, todos os dias as mensagens podem ser enviadas a partir de 9h00 até 18h00.
Limite de atraso, este limite pode ser configurado em todas as ações mas não é obrigatório. Depois que a mensagem é criada, quantas horas depois ela pode ser enviada? Por exemplo, a campanha foi criada ás 9h00 e a mensagem pode ser enviada apenas até ás 22h00; Neste cenário, o limite seria 13 horas.
Mensagem
Aqui será configurado a mensagem que o cliente irá receber, pode ser adicionado uma mídia (imagem, video, áudio* ou documento). *Áudio apenas no formato mp3.
Predefinições de texto, alguns textos base que a Martz disponibiliza para o envio
Campos dinâmicos
Variáveis que serão utilizada no texto, se atente em enviar apenas a variação que existe no momento do disparo, por exemplo, em uma campanha para notificar o cliente que o pedido foi aprovado, não enviar a variável de código de rastreio pois neste momento, ainda não existe um código.
Enviar mensagem de teste
Para testar o formato da mensagem no celular, pode enviar uma mensagem de teste para visualização. Mas lembrando, a mensagem de teste não vai com os campos dinâmicos preenchidos pois a campanha ainda não foi criada.
Salvar ação
Clique em Criar campanha após finalizar as configurações.
Pronto! Campanha criada, clientes serão adicionados e acionados com comunicações personalizadas.