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Como criar uma campanha?

Este artigo explica como configurar uma campanha na Martz, passo a passo.

Atualizado há mais de 2 meses

Passo 1: Acesse a aba ‘Campanhas’

  1. No menu principal da Martz, clique na aba Campanhas e no botão nova campanha

  2. Essa seção permite criar, editar e acompanhar suas automações.


Passo 2: Configurando os Parâmetros da Campanha

Preencha os Campos Gerais da Campanha:

  • Nome da Campanha: Escolha um nome descritivo para identificar a campanha facilmente. Exemplo: Campanha Pós-Venda - Novembro.

  • Data de Início: Insira a data a partir da qual os gatilhos serão lidos.

    • Por exemplo, em campanhas do tipo Pós-Venda, a data de início será usada para selecionar compras feitas a partir desse dia.

  • Data de Término: Insira a data final para a campanha.

    • Após essa data, novos clientes não serão adicionados à campanha, embora os já incluídos possam continuar recebendo mensagens até o término de suas ações.

  1. Defina o Campo "Seus Clientes Podem Entrar na Campanha":

    • Escolha entre as opções:

      • Apenas uma vez: Cada cliente pode ativar o gatilho e participar da campanha apenas uma vez.

      • Infinitas vezes: Clientes podem ativar o gatilho e entrar na campanha sempre que cumprirem as condições, válido somente para campanhas do tipo Pós-Venda e Status do Pedido.Uma única vez: Cada cliente pode entrar na campanha apenas uma vez, mesmo que cumpra os critérios novamente.

      • Infinitas vezes: Clientes podem ativar o gatilho e participar sempre que cumprirem os critérios.
        Importante: Essa opção só se aplica a campanhas do tipo Pós-Venda ou Status do Pedido.

      • Uma quantidade máxima de vezes: Permite limitar o número de vezes que um cliente pode participar. Por exemplo, até 3 vezes.

      • Em um intervalo: Define um intervalo de horas para que o cliente possa participar novamente.

  2. Configuração Opcional - Permitir Somente Clientes que Deram o Aceite para Comunicação:

    1. Ative ou desative essa opção dependendo da necessidade de conformidade com leis de proteção de dados (como LGPD).

      • Ativado: Apenas clientes que consentiram receber comunicações poderão participar da campanha.

      • Desativado: Todos os clientes que atenderem aos critérios poderão ser incluídos.

  3. Selecione o Tipo da Campanha:

  • Escolha o tipo de campanha que melhor se aplica ao objetivo da comunicação. As opções incluem:

    • Boas-Vindas: Para novos clientes que fizeram sua primeira compra

    • Saudades: Para clientes que não compraram há partir de X dias

    • Aniversariante do Mês: Se comunicar com clientes que fazem aniversário no mês ou x dias antes da data

    • Aniversariante do Dia: Comunicação no dia do aniversário do cliente

    • Status do Pedido: Para informar clientes sobre o andamento de seus pedidos

    • Pós-Venda: Para acompanhar clientes após a realização de compras

    • Resgate: Se comunicar com clientes

    • Comunicação: Se comunicar com grupos de clientes

    • Recuperação de Pedidos: Para incentivar a finalização de compras por meios de pagamento pendentes.

    • Carrinho Abandonado: Para lembrar clientes que deixaram itens no carrinho sem finalizar a compra.

    • Aniversário da Primeira Compra: Se comunicar com clientes que realizaram a primeira compra após um período

    • Comunicação com Assinantes: Se comunicar com clientes que se cadastraram em um pop-up

    • Recuperação de Bônus: Se comunicar e gerar uma nova tentativa de utilização de bônus expirados dos clientes

    • Avaliação: Se comunicar com clientes que responderam uma pesquisa

  • Após escolher, clique em Prosseguir

Passo 3: Como configurar os gatilhos da campanha

Na seção "Selecione o gatilho da campanha", o gatilho estará selecionado automaticamente conforme o tipo de campanha escolhida

Nesta seção: "Personalize o gatilho selecionado com os parâmetros abaixo"

Você terá opções para segmentar a entrada dos clientes na campanha, de acordo com o gatilho selecionado (Exceto campanha do tipo comunicação), por exemplo, em campanhas de status do pedido, terá parâmetros para limitar clientes por transportadora, por estado, etc.

Passo 4: Como configurar a aba Público

Nesta aba, você terá duas opções de segmentação:

  1. Selecione os grupos de clientes para restringir o público da sua campanha

    1. Enviar comunicação apenas a grupo(s) restrito(s) e criado(s) previamente.

  2. Selecione os grupos de clientes que não podem entrar na sua campanha

    1. Exclusão de grupo(s).

Passo 5: Como configurar o Bônus

Na aba Bônus, você pode configurar um cupom de bonificação aos clientes, variando entre um percentual fixo, um valor fixo ou uma porcentagem de desconto referente a compra anterior (cashback).

Passo 6: Vincular uma Pesquisa a campanha

Nesta página, após criar uma pesquisa, poderá vinculá-la a uma campanha e assim envia-la aos clientes de forma automática.

Passo 7: Configurando mensagens aos clientes

Na aba Ações, clique em "Adicionar ação"

Aqui, você irá configurar a comunicação que deseja ao seu cliente

  1. Canal de comunicação

    1. Selecione o canal que deseja enviar mensagem ao seu cliente.

      1. Whatsapp, E-mail, SMS ou Bot (Nextags)

  2. Tipo de mensagem

    1. Disponibilizamos alguns modelos prontos para utilização e o recurso para criação de mensagens através de inteligência artificial

  3. Condição para disparo

    1. Dia + condição, por exemplo dia 0 + a partir da entrada da campanha, significa que o cliente irá receber a mensagem no mesmo dia em que entrar na campanha

      1. Mas atenção, toda condição de disparo a partir de dia 1, deve ser configurado as opções avançadas de envio, pois os disparos pelo sistema são iniciados ás 00 horas.

  4. Modo de disparo

    1. Semi-automático ou Automático

      1. No modo semi-automático, nosso sistema vai adicionar todos os clientes que atingirem o gatilho e gerar as mensagens com os campos dinâmicos preenchidos mas não fará o disparo, é necessário uma ação humana

      2. No modo automático, o sistema se encarregara de todo o funcionamento da campanha, desde a inclusão de clientes até ao envio da mensagem.

  5. Opções avançadas de envio

    1. Aqui, pode ser configurado o envio da mensagem ao cliente, quais dias da semana, janela de horário e quantas horas após sua criação, ela ainda pode ser enviada

      1. Dias da semana, pode desabalitar os dias em que deseja que a mensagem não seja enviada, por exemplo, aos finais de semana

      2. Janela de envio, nosso sistema tem como padrão o envio a partir da 00:00 até 23:59, para enviar mensagens apenas no horário comercial, é necessário fazer a alteração, por exemplo, todos os dias as mensagens podem ser enviadas a partir de 9h00 até 18h00.

      3. Limite de atraso, este limite pode ser configurado em todas as ações mas não é obrigatório. Depois que a mensagem é criada, quantas horas depois ela pode ser enviada? Por exemplo, a campanha foi criada ás 9h00 e a mensagem pode ser enviada apenas até ás 22h00; Neste cenário, o limite seria 13 horas.

  6. Mensagem

    1. Aqui será configurado a mensagem que o cliente irá receber, pode ser adicionado uma mídia (imagem, video, áudio* ou documento). *Áudio apenas no formato mp3.

    2. Predefinições de texto, alguns textos base que a Martz disponibiliza para o envio

    3. Campos dinâmicos

      1. Variáveis que serão utilizada no texto, se atente em enviar apenas a variação que existe no momento do disparo, por exemplo, em uma campanha para notificar o cliente que o pedido foi aprovado, não enviar a variável de código de rastreio pois neste momento, ainda não existe um código.

  7. Enviar mensagem de teste

    1. Para testar o formato da mensagem no celular, pode enviar uma mensagem de teste para visualização. Mas lembrando, a mensagem de teste não vai com os campos dinâmicos preenchidos pois a campanha ainda não foi criada.

  8. Salvar ação

Clique em Criar campanha após finalizar as configurações.

Pronto! Campanha criada, clientes serão adicionados e acionados com comunicações personalizadas.

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