Passar para o conteúdo principal

Criar Campanha de Aniversariante do Mês

Este artigo explica como configurar uma campanha de Aniversariante do Mês, passo a passo, com práticas e respostas às dúvidas mais comuns

Atualizado há mais de 6 meses

Passo 1: Acesse a aba ‘Campanhas’

  1. No menu principal da Martz, clique na aba Campanhas e no botão nova campanha

  2. Essa seção permite criar, editar e acompanhar suas automações.

​Passo 2: Configurando os Parâmetros da Campanha

Preencha os Campos Gerais da Campanha:

  • Nome da Campanha: Escolha um nome descritivo para identificar a campanha facilmente. Exemplo: Aniversariante do Mês

  • Data de Início: Insira a data a partir da qual os gatilhos serão lidos.

  • Data de Término: Insira a data final para a campanha.

    • Após essa data, novos clientes não serão adicionados à campanha, embora os já incluídos possam continuar recebendo mensagens até o término de suas ações.

    • Recomendamos que a data final seja um ano após a data de criação da campanha, exemplo, data de início é 01/12/2024 a data final seria 01/12/2025.

  • Seus clientes podem entrar na campanha:*

    • Selecione a opção, Em um intervalo

    • Após a seleção, será habilitado o campo Intervalo em horas

    • Recomenda-se que o intervalo seja de um ano para atualização

      1. 1 ano em horas são 8760 horas

      2. 1 ano bissexto em horas são 8784 horas.

Configuração Opcional - Permitir Somente Clientes que Deram o Aceite para Comunicação:

  • Ative ou desative essa opção dependendo da necessidade de conformidade com leis de proteção de dados (como LGPD).

    • Ativado: Apenas clientes que consentiram receber comunicações poderão participar da campanha.

    • Desativado: Todos os clientes que atenderem aos critérios poderão ser incluídos.

Passo 3. Selecione o Tipo da Campanha:

  • Aniversariante do Mês: Se comunicar com clientes que fizeram aniversário no mês

Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.

Passo 4. Selecione o Gatilho da Campanha:

Para este tipo de campanha, selecione: Quando um cliente fizer aniversário no mês

Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.

Passo 5. Na aba Público você pode selecionar ou excluir Públicos que irão receber a sua campanha ou não

Caso não selecione nenhum público a campanha é enviada a todos os clientes que atingirem os gatilhos selecionados

  • Não é um campo obrigatório para este tipo de campanha.

Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.

Passo 6. Na aba bônus você tem a opção de adicionar ou não um bônus para o seu cliente que entrar na campanha

Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.

Passo 7. Na aba Ações clique em Adicionar ação

  • Canal de comunicação.

Escolha entre as opções disponíveis:

  • WhatsApp

  • WhatsApp Oficial

  • SMS

  • E-mail

Importante: As opções de SMS e E-mail só se aplicam a lojas que integrarem a Martz a Zenvia (SMS) e a Perfit (E-mail). A opção de WhatsApp Oficial só se aplica a lojas que conectem a API Oficial da Meta na Martz

  • Tipo de mensagem: Escolha a opção: “Comunicação”

  • Condições para disparo (em dias). Selecionar 0 - Se a campanha será enviada no mesmo dia que o cliente atingir o gatilho

  • Selecione o gatilho: A partir da entrada na campanha

  • Modo de disparo. Escolha entre as opções:

    • Semi-automático: As mensagens são geradas e ficam a executar na Martz, são enviadas uma de cada vez de forma manual

    • Automático: As mensagens são enviadas de forma automática pela Martz

  • Ao selecionar envio Automático selecione o número que serão disparadas as mensagens

  • Nas opções avançadas de envio selecione os dias e horários que as mensagens podem ser enviadas

  • Em Mensagem selecione o tipo de texto:

    • IA Personalizada

    • Aniversário no Dia sem Bônus

    • Aniversário no Dia com Bônus

    • Aniversário no Mês com Bônus

    • Aniversário Chegando

    • Customizada

  • Personalize a Mensagem

Clique em Salvar Ação e após, Criar Campanha.

Respondeu à sua pergunta?