Passo 1: Acesse a aba ‘Campanhas’
No menu principal da Martz, clique na aba Campanhas e no botão nova campanha
Essa seção permite criar, editar e acompanhar suas automações.
Passo 2: Configurando os Parâmetros da Campanha
Preencha os Campos Gerais da Campanha:
Nome da Campanha: Escolha um nome descritivo para identificar a campanha facilmente. Exemplo: Aniversário de Primeira Compra
Data de Início: Insira a data a partir da qual os gatilhos serão lidos.
Data de Término: Insira a data final para a campanha.
Após essa data, novos clientes não serão adicionados à campanha, embora os já incluídos possam continuar recebendo mensagens até o término de suas ações.
Seus clientes podem entrar na campanha:*
Selecione a opção, Uma única vez
Configuração Opcional - Permitir Somente Clientes que Deram o Aceite para Comunicação:
Ative ou desative essa opção dependendo da necessidade de conformidade com leis de proteção de dados (como LGPD).
Ativado: Apenas clientes que consentiram receber comunicações poderão participar da campanha.
Desativado: Todos os clientes que atenderem aos critérios poderão ser incluídos.
Passo 3. Selecione o Tipo da Campanha:
Escolha o tipo de campanha que melhor se aplica ao objetivo da comunicação:
Aniversário da Primeira Compra: Se comunicar com clientes que realizaram a primeira compra após um período
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
Passo 4. Selecione o Gatilho da Campanha:
Para este tipo de campanha, selecione: Quando a primeira compra do cliente foi há “X” dias
Na seção “Personalize o gatilho selecionado com os parâmetros abaixo:”
Deve ser preenchido a opção Dias após a compra*
Lembrando, o preenchimento deve ser feito em dias.
Exemplo, foi colocado 30 dias após a primeira compra, o cliente vai receber a mensagem assim que atingir o gatilho.
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Passo 5. Na aba Público você pode selecionar ou excluir Públicos que irão receber a sua campanha ou não.
Não é um campo obrigatório para este tipo de campanha.
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Passo 6. Na aba bônus você tem a opção de adicionar ou não um bônus para o seu cliente que entrar na campanha
Veja aqui como configurar o Bônus
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Passo 7. Na aba Ações clique em Adicionar ação
Canal de comunicação.
Escolha entre as opções disponíveis:
WhatsApp
WhatsApp Oficial
SMS
E-mail
Importante: As opções de SMS e E-mail só se aplicam a lojas que integrarem a Martz a Zenvia (SMS) e a Perfit (E-mail). A opção de WhatsApp Oficial só se aplica a lojas que conectem a API Oficial da Meta na Martz
Tipo de mensagem: Escolha a opção:
Condições para disparo (em dias). Selecionar 0 - Se a campanha será enviada no mesmo dia que o cliente atingir o gatilho
Selecione o gatilho: A partir da entrada na campanha
Modo de disparo. Escolha entre as opções:
Semi-automático: As mensagens são geradas e ficam a executar na Martz, são enviadas uma de cada vez de forma manual
Automático: As mensagens são enviadas de forma automática pela Martz
Ao selecionar envio Automático selecione o número que serão disparadas as mensagens
Nas opções avançadas de envio selecione os dias e horários que as mensagens podem ser enviadas
Em Mensagem selecione o tipo de texto entre as opções:
IA Personalizada
Pós Vendas
Confirmação de Endereço
Código de Rastreio
Customizada
Personalize a Mensagem
Clique em Salvar Ação e após, Criar Campanha.