Passar para o conteúdo principal

Criar Campanha de Saudades

Este artigo explica como configurar uma campanha de Saudades, passo a passo, com dicas práticas e respostas às dúvidas mais comuns.

Atualizado há mais de 6 meses

Passo 1: Acesse a aba "Campanhas"

  1. No menu principal da Martz, clique na aba Campanhas e clique no botão nova campanha

  2. Essa seção permite criar, editar e acompanhar suas automações.

​Passo 2: Configurando os Parâmetros da Campanha

  1. Preencha os Campos Gerais da Campanha:

    • Nome da Campanha: Escolha um nome descritivo para identificar a campanha facilmente. Exemplo: Saudades 3 meses

    • Data de Início: Insira a data a partir da qual os gatilhos serão lidos.

      • Por exemplo, em campanhas do tipo Pós-Venda, a data de início será usada para selecionar compras feitas a partir desse dia.

    • Data de Término: Insira a data final para a campanha.
      Recomendamos que a data final seja um ano após a data de criação da campanha, exemplo, data de início é 01/12/2024 a data final seria 01/12/2025.

      • Após essa data, novos clientes não serão adicionados à campanha, embora os já incluídos possam continuar recebendo mensagens até o término de suas ações.

  2. Defina o Campo "Seus Clientes Podem Entrar na Campanha": Em um intervalo
    Intervalo em horas* aqui você adiciona o tempo em horas, por exemplo: Se a campanha for de “Saudades 3 meses” coloque 2160 horas que seriam 90 dias em horas
    Se a campanha for de “Saudades 6 meses” coloque 4320 horas que seriam 180 dias em horas

  3. Configuração Opcional - Permitir Somente Clientes que Deram o Aceite para Comunicação:

    • Ative ou desative essa opção dependendo da necessidade de conformidade com leis de proteção de dados (como LGPD).

      • Ativado: Apenas clientes que consentiram receber comunicações poderão participar da campanha.

      • Desativado: Todos os clientes que atenderem aos critérios poderão ser incluídos.

4. Selecione o Tipo da Campanha: Saudades

Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.

5. O gatilho estará selecionado: Quando um cliente não realiza compras há x dias

Selecione o parâmetro 1. Dias sem comprar* e adicione o período sem compras que você deseja para a automação
Importante: o gatilho vai buscar clientes que não compra há pelo menos x dias, para limitar ao tempo exato sem compras, e dessa forma não buscar muito clientes na base no primeiro envio, siga a recomendação a baixo:

Selecione o parâmetro 8. "E a última compra foi feita a partir de" e adicione a data correspondente ao tempo exato de dias sem compras. Ex: 90 dias sem compras com data de início em 08/12/2024, o gatilho 8 deve estar preenchido com 09/09/2024, dessa forma só estarão na campanha clientes que não compram a partir de exatos 90 dias atrás.

Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.

6. Na aba Público você pode selecionar ou excluir Públicos que irão receber a sua campanha ou não. Caso não selecione nenhum público a campanha é enviada a todos os clientes que atingirem os gatilhos selecionados

Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.

7. Na aba bônus você adiciona o bônus para a campanha

No parâmetro 1. Qual o tipo de bônus você deseja oferecer?* Selecione: Valor fixo ou percentual fixo

No parâmetro 2. Qual o valor mínimo da compra para o seu cliente receber o bônus? É o valor que o cliente gastou para conseguir receber o bônus

No parâmetro 3. Qual o valor do bônus?* Adicione o valor ou o percentual do bônus.

No parâmetro 4. Em quantos dias o bônus irá expirar?* Selecione os dias de expiração do bônus

No parâmetro 5. Qual o multiplicador do valor para se utilizar o bônus em uma nova compra?* É quantas vezes o valor do bônus o cliente precisa gastar para conseguir utilizá-lo. Por exemplo: se a compra foi R$ 200 e o percentual do bônus é 10, o cliente receberá 20 reais de cashback se o multiplicador for 5, o cliente precisará gastar no mínimo 100 reais para utilizar o cashback (5x20)

No parâmetro 6. Qual o intervalo em dias para se emitir novos bônus para o mesmo cliente? Você tem a opção de limitar o intervalo em dias entre um bônus e outro

No parâmetro 7. Qual o limite de bônus que a campanha pode criar dentro do intervalo definido acima? Você pode ou não limitar o número de clientes que o cliente receberá no período

No parâmetro: “Válido somente para compras sem resgate?” Você pode habilitar o cashback somente para compras que não utilizaram o cashback anteriormente

Em ações clique em Adicionar uma ação

Selecione 1. Canal de comunicação

Selecione 2. Tipo de mensagem: Saudades

Selecione 3. Condições para disparo: D+0 A partir da entrada na campanha

Selecione 4. Modo de disparo Semi-automático ou Automático

Selecione 5. Mensagem: Saudades sem bônus

Edite o texto com as variáveis indicadas

Salve a ação e crie a campanha

Respondeu à sua pergunta?