Passo 1: Acesse a aba "Campanhas"
No menu principal da Martz, clique na aba Campanhas e clique no botão nova campanha
Essa seção permite criar, editar e acompanhar suas automações.
Passo 2: Configurando os Parâmetros da Campanha
Preencha os Campos Gerais da Campanha:
Nome da Campanha: Escolha um nome descritivo para identificar a campanha facilmente. Exemplo: Saudades 3 meses
Data de Início: Insira a data a partir da qual os gatilhos serão lidos.
Por exemplo, em campanhas do tipo Pós-Venda, a data de início será usada para selecionar compras feitas a partir desse dia.
Data de Término: Insira a data final para a campanha.
Recomendamos que a data final seja um ano após a data de criação da campanha, exemplo, data de início é 01/12/2024 a data final seria 01/12/2025.Após essa data, novos clientes não serão adicionados à campanha, embora os já incluídos possam continuar recebendo mensagens até o término de suas ações.
Defina o Campo "Seus Clientes Podem Entrar na Campanha": Em um intervalo
Intervalo em horas* aqui você adiciona o tempo em horas, por exemplo: Se a campanha for de “Saudades 3 meses” coloque 2160 horas que seriam 90 dias em horas
Se a campanha for de “Saudades 6 meses” coloque 4320 horas que seriam 180 dias em horasConfiguração Opcional - Permitir Somente Clientes que Deram o Aceite para Comunicação:
Ative ou desative essa opção dependendo da necessidade de conformidade com leis de proteção de dados (como LGPD).
Ativado: Apenas clientes que consentiram receber comunicações poderão participar da campanha.
Desativado: Todos os clientes que atenderem aos critérios poderão ser incluídos.
4. Selecione o Tipo da Campanha: Saudades
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
5. O gatilho estará selecionado: Quando um cliente não realiza compras há x dias
Selecione o parâmetro 1. Dias sem comprar* e adicione o período sem compras que você deseja para a automação
Importante
: o gatilho vai buscar clientes que não compra há pelo menos x dias, para limitar ao tempo exato sem compras, e dessa forma não buscar muito clientes na base no primeiro envio, siga a recomendação a baixo:
Selecione o parâmetro 8. "E a última compra foi feita a partir de" e adicione a data correspondente ao tempo exato de dias sem compras. Ex: 90 dias sem compras com data de início em 08/12/2024, o gatilho 8 deve estar preenchido com 09/09/2024, dessa forma só estarão na campanha clientes que não compram a partir de exatos 90 dias atrás.
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
6. Na aba Público você pode selecionar ou excluir Públicos que irão receber a sua campanha ou não. Caso não selecione nenhum público a campanha é enviada a todos os clientes que atingirem os gatilhos selecionados
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
7. Na aba bônus você adiciona o bônus para a campanha
No parâmetro 1. Qual o tipo de bônus você deseja oferecer?* Selecione: Valor fixo ou percentual fixo
No parâmetro 2. Qual o valor mínimo da compra para o seu cliente receber o bônus? É o valor que o cliente gastou para conseguir receber o bônus
No parâmetro 3. Qual o valor do bônus?* Adicione o valor ou o percentual do bônus.
No parâmetro 4. Em quantos dias o bônus irá expirar?* Selecione os dias de expiração do bônus
No parâmetro 5. Qual o multiplicador do valor para se utilizar o bônus em uma nova compra?* É quantas vezes o valor do bônus o cliente precisa gastar para conseguir utilizá-lo. Por exemplo: se a compra foi R$ 200 e o percentual do bônus é 10, o cliente receberá 20 reais de cashback se o multiplicador for 5, o cliente precisará gastar no mínimo 100 reais para utilizar o cashback (5x20)
No parâmetro 6. Qual o intervalo em dias para se emitir novos bônus para o mesmo cliente? Você tem a opção de limitar o intervalo em dias entre um bônus e outro
No parâmetro 7. Qual o limite de bônus que a campanha pode criar dentro do intervalo definido acima? Você pode ou não limitar o número de clientes que o cliente receberá no período
No parâmetro: “Válido somente para compras sem resgate?” Você pode habilitar o cashback somente para compras que não utilizaram o cashback anteriormente
Em ações clique em Adicionar uma ação
Selecione 1. Canal de comunicação
Selecione 2. Tipo de mensagem: Saudades
Selecione 3. Condições para disparo: D+0 A partir da entrada na campanha
Selecione 4. Modo de disparo Semi-automático ou Automático
Selecione 5. Mensagem: Saudades sem bônus
Edite o texto com as variáveis indicadas
Salve a ação e crie a campanha