Passo 1: Acesse a aba ‘Campanhas’
No menu principal da Martz, clique na aba Campanhas e no botão nova campanha
Essa seção permite criar, editar e acompanhar suas automações.
Passo 2: Configurando os Parâmetros da Campanha
Preencha os Campos Gerais da Campanha:
Nome da Campanha: Escolha um nome descritivo para identificar a campanha facilmente. Exemplo: Boas Vindas | Primeira Compra
Data de Início: Insira a data a partir da qual os gatilhos serão lidos.
Por exemplo, em campanhas do tipo Pós-Venda, a data de início será usada para selecionar compras feitas a partir desse dia.
Data de Término: Insira a data final para a campanha.
Após essa data, novos clientes não serão adicionados à campanha, embora os já incluídos possam continuar recebendo mensagens até o término de suas ações.
Defina o Campo "Seus Clientes Podem Entrar na Campanha": Apenas uma vez
Configuração Opcional - Permitir Somente Clientes que Deram o Aceite para Comunicação:
Ative ou desative essa opção dependendo da necessidade de conformidade com leis de proteção de dados (como LGPD).
Ativado: Apenas clientes que consentiram receber comunicações poderão participar da campanha.
Desativado: Todos os clientes que atenderem aos critérios poderão ser incluídos.
4. Selecione o Tipo da Campanha:
Escolha o tipo de campanha que melhor se aplica ao objetivo da comunicação:
Boas-Vindas: Para novos clientes que fizeram sua primeira compra.
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
5. O gatilho estará selecionado: Quando um cliente realizar a primeira compra
E você pode personalizar a campanha com os parâmetros disponíveis
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
6. Na aba Público você pode selecionar ou excluir Públicos que irão receber a sua campanha ou não
Caso não selecione nenhum público a campanha é enviada a todos os clientes que atingirem os gatilhos selecionados
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
7. Na aba bônus você tem a opção de adicionar ou não um bônus para o seu cliente que entrar na campanha
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
8. Na aba Ações clique em Adicionar ação
- Canal de comunicação. Escolha entre as opções disponíveis:
- WhatsApp Oficial
- SMS
Importante: As opções de SMS e E-mail só se aplicam a lojas que integrarem a Martz a Zenvia (SMS) e a Perfit (E-mail) A opção de WhatsApp Oficial só se aplica a lojas que conectem a API Oficial da Meta na Martz
- Tipo de mensagem: Escolha a opção: “Boas Vindas”
- Condições para disparo (em dias). Selecionar 0 - Se a campanha será enviada no mesmo dia que o cliente atingir o gatilho
Selecione o gatilho: A partir da entrada na campanha
- Modo de disparo. Escolha entre as opções:
- Semi-automático: As mensagens são geradas e ficam a executar na Martz, são enviadas uma de cada vez de forma manual
- Automático: As mensagens são enviadas de forma automática pela Martz
Ao selecionar envio Automático selecione o número que serão disparadas as mensagens
- Nas opções avançadas de envio selecione os dias e horários que as mensagens podem ser enviadas
- Em Mensagens selecione o tipo de texto: Boas-vindas sem Bônus
Exemplo de Mensagem de Boas Vindas
Olá, {{primeiro-nome-cliente}}! 👋🎉
Muito obrigado por fazer sua primeira compra na {{nome-da-loja}}! 🛍️ É um prazer ter você como cliente.
Sempre que precisar, estamos à disposição! Conte conosco! 😊👍
Abraços e boas compras! 🎈🛒
Equipe {{nome-da-loja}}
Clique em Salvar Ação e Criar Campanha