Passo 1: Acesse a aba ‘Campanhas’
No menu principal da Martz, clique na aba Campanhas e no botão nova campanha
Essa seção permite criar, editar e acompanhar suas automações.
Passo 2: Configurando os Parâmetros da Campanha
Preencha os Campos Gerais da Campanha:
Nome da Campanha: Escolha um nome descritivo para identificar a campanha facilmente. Exemplo: Comunicação Campeões
Data de Início: Insira a data a partir da qual os gatilhos serão lidos.
Data de Término: Insira a data final para a campanha.
Após essa data, novos clientes não serão adicionados à campanha, embora os já incluídos possam continuar recebendo mensagens até o término de suas ações.
Seus clientes podem entrar na campanha:*
Selecione a opção, Uma única vez
2. Configuração Opcional - Permitir Somente Clientes que Deram o Aceite para Comunicação:
Ative ou desative essa opção dependendo da necessidade de conformidade com leis de proteção de dados (como LGPD).
Ativado: Apenas clientes que consentiram receber comunicações poderão participar da campanha.
Desativado: Todos os clientes que atenderem aos critérios poderão ser incluídos.
Passo 3. Selecione o Tipo da Campanha:
Comunicação: Se Comunicar com grupo(s) de clientes
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
Passo 4. Selecione o Gatilho da Campanha:
Para este tipo de campanha, selecione: Quando um cliente fizer parte do(s) grupo(s)
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
Passo 5. Na aba Público você pode selecionar ou excluir Públicos que irão receber a sua campanha ou não.
Para campanha de comunicação, selecione o grupo que deseja se comunicar, na seção “Selecione os grupos de clientes para restringir o público da sua campanha*”
Exemplo: Campeões
Você também pode selecionar grupos de clientes que não podem entrar na sua campanha
Não é um campo obrigatório para este tipo de campanha.
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
Passo 6. Na aba bônus você tem a opção de adicionar ou não um bônus para o seu cliente que entrar na campanha
Clique em Prosseguir para avançar ao próximo passo.
Passo 7. Na aba Ações clique em Adicionar ação
Canal de comunicação.
Escolha entre as opções disponíveis:
WhatsApp
WhatsApp Oficial
SMS
E-mail
Importante: As opções de SMS e E-mail só se aplicam a lojas que integrarem a Martz a Zenvia (SMS) e a Perfit (E-mail). A opção de WhatsApp Oficial só se aplica a lojas que conectem a API Oficial da Meta na Martz
Tipo de mensagem: Escolha a opção: “Comunicação”
Condições para disparo (em dias). Selecionar 0 - Se a campanha será enviada no mesmo dia que o cliente atingir o gatilho
Selecione o gatilho: A partir da entrada na campanha
Modo de disparo. Escolha entre as opções:
Semi-automático: As mensagens são geradas e ficam a executar na Martz, são enviadas uma de cada vez de forma manual
Automático: As mensagens são enviadas de forma automática pela Martz
Ao selecionar envio Automático selecione o número que serão disparadas as mensagens
Nas opções avançadas de envio selecione os dias e horários que as mensagens podem ser enviadas
Em Mensagem selecione o tipo de texto:
IA Personalizada
Comunicação sem Bônus
Comunicação com Bônus
Customizada
Personalize a Mensagem
Clique em Salvar Ação e após, Criar Campanha.