Passar para o conteúdo principal

Bling

Este artigo explica, em um tutorial guiado, como ativar a integração entre sua conta Martz e sua conta na Bling.

Atualizado há mais de 3 semanas

Criação do Aplicativo na Bling

Campo

Informação

Nome do aplicativo

Martz

Categoria

CRM

Descrição

CRM

Nome do desenvolvedor

Henrique Jonas

E-mail

Telefone

(11) 96956-7205

URL de callback

  • Clique em Avançar

  • Marque todas as permissões e subitens dos módulos disponíveis ou, pelo menos, dos módulos abaixo (Importante: é necessário marcar os checkboxes dos itens e seus subitens e a lista pode variar um pouco à medida que a Bling pode renomear módulos ou modificar essa parte ao longo do tmepo):

    • Campos Customizados

    • Categoria de Produtos

    • Clientes e Fornecedores

    • Gerenciador de Transições

    • Controle de Estoque

    • Integrações Logísticas

    • Integrações e Lojas Virtuais

    • Pedidos de Venda

    • Produtos

    • Visualizar os dados básicos da empresa

    • Gestão de Transições

  • Clique em Salvar

  • Após salvar, serão exibidos o Client ID e o Client Secret


Integração com a Martz

  1. Acesse o Painel da MartzConfiguraçõesIntegraçõesBling → Integrar

  2. Insira os dados obtidos na Bling:

    • Identificador do Client: cole o Client ID

    • Segredo do Client: clique no “olhinho” na Bling para revelar e copie o Client Secret

Ignorar outras integrações

Importante: Esta etapa é essencial de ser feita e informada ao suporte Martz assim que a integração entre Bling e Martz for realizada. Sem ela, as vendas que já vem para a Martz através de outra integração (com seu e-commerce, por exemplo), podem vir duplicadas para a Martz através da Bling.

Para possibilitar que não ocorra a sincronização repetida de vendas que já podem ter vindo via outra integração com a Martz (com o seu e-commerce, por exemplo), siga os passos abaixo:

  • Faça login na sua conta Bling.

  • No menu principal, acesse Central de extensões → Minhas instalações

  • Vá até a aba “Minhas Instalações”

  • Encontre o app com o nome da loja no e-commerce e clique nele

  • Na tela que se abrirá, pegue o Nome do canal de venda e o Código da loja API Bling

  • Informe ao suporte Martz através do nosso canal oficial

Importante: o nome e ID do aplicativo do e-commerce na Bling precisa ser informado ao time Martz imediatamente, pois sem isso devidamente configurado, vão ocorrer duplicações de vendas na Martz (pois uma mesma venda será enviada para a Martz via integração direta com o e-commerce e também via integração com a Bling.

🎉 Pronto! Loja integrada e canais indesejados ignorados.

Configuração de Webhooks

Esta etapa é importante pois permite uma comunicação mais fluida e rápida entre Bling e Martz. Para configurar a comunicação via webhooks:

  1. Na Bling, abra o aplicativo da Martz e clique em Editar

  2. Localize a seção Webhooks

  3. Adicione o link que está disponível em: 👉 Painel da Loja (Martz) → Configurações → Chave de Acesso

  4. Confirme e salve


Importação de base histórica

Para trazer a base histórica de pedidos e clientes da sua conta Bling para a Martz, a melhor forma é exportando os pedidos diretamente da Bling e importando na Martz.

Exportação de pedidos na Bling

  • É possível exportar pedidos em formato .csv

    • Os arquivos exportados precisam estar no formato .csv e não precisam ser adaptados em nada, devem ser utilizados da forma como são gerados

  • Na tela de Exportação de Vendas, selecionar modelo "Backup", filtrar o período desejado e selecionar apenas uma situação e uma loja por vez.

    • Se na sua conta Bling existem vendas provenientes de múltiplas origens ou lojas e você já tem seu e-commerce sincronizado com a Martz, é necessário que durante a exportação das vendas da Bling as vendas desta loja não estejam incluídas. Selecione apenas as opções de lojas na Bling que não estão sincronizadas com a Martz via outra integração e das quais você quer importar o histórico de pedidos.

    • Da mesma forma, cada planilha precisa conter vendas de apenas uma situação da Bling (ex.: exportação apenas de situação "Em aberto" da loja X, depois exportação apenas da situação "Vendido" da loja X, e assim por diante).

    • Para todos os filtros, seja aqueles que geraram apenas uma planilha de resultados ou os que geraram múltiplas planilhas, crie um arquivo zip por situação, contendo as planilhas de cada situação da Bling (ex.: se as situações na sua conta Bling são "Em andamento", "Vendido", "Entregue", "Cancelado" e você exportou o histórico de cada uma dessas situações, será necessário ter 4 arquivos zip, um para cada situação, cada um contendo apenas os .csv daquela situação)

exporta__odevendas-planilha2__1_.png

Tutorial oficial de exportação de vendas da Bling: 🔗 Exportação de pedidos de venda por planilha – Central de Ajuda Bling

Importante: O filtro de "Loja", na tela de exportação de pedidos, só permite selecionar integrações que estão atualmente ativas na Bling. Caso existe alguma integração antiga, que possui um histórico relevante de pedidos e clientes para ser importado na Martz, é necessário reativá-la na Bling para que seja possível exportar esse histórico também.

Para reativar uma integração antiga que esteja desativada na Bling, basta ir na Central de Extensões (mesmo local onde encontra-se o aplicativo do e-commerce) > Minhas instalações. No fim da tela existe a parte de "Desativadas". Encontre as instalações desativadas que tenham um histórico relevante para levar à Martz e reative-os. Em seguida, proceda com a exportação para essas integrações, conforme mencionado nesta seção.

Importação do histórico na Martz

Uma vez obtidas as planilhas da base histórica da Bling e gerados os .csv por situação, é hora de importar na Martz. Para isso:

  • Acesse Painel da Martz → ConfiguraçõesIntegraçõesBling → Importar dados

  • No popup que se abrirá, importe um arquivo zip por vez e selecione o status da Bling ao qual ele corresponde

  • Clique em Importar

  • Repita o processo para cada planilha, com cada status exportado da Bling

🎉 Pronto! Agora basta aguardar alguns minutos e conferir no painel, posteriormente, pelos pedidos importados.

Respondeu à sua pergunta?